novidades

noticias

Publicada: 12/04/2017

Investimentos no Frigorífico proporcionam ampliação do mercado dos produtos Rio do Sol

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Treinamentos dos funcionários, mudança de cultura e investimentos constantes na estrutura. Estas têm sido nos últimos seis anos as marcas empreendidas pelo Frigorífico da Cotriel.

Estabelecimento reconhecido regionalmente pela qualidade de seus produtos e preocupação com controle de processos, estando inserida no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA, que possibilita ao estabelecimento comercialização em todo o Brasil, o Frigorífico da Cotriel desde a conquista da equivalência de inspeção em 2015 tem mantido o padrão na produção das linhas de carne bovina, ovina, suína, bubalina, salames, embutidos, linguiças e salsichões, linhas dos Produtos Rio do Sol, marca da Cotriel comercializados a mais de 250 municípios do Rio Grande do Sul e para os Estados de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. "Podemos dizer que a Cooperativa está bastante à frente no quesito qualidade, pois é o que temos levado à mesa do consumidor", enfatizou o gerente do Frigorífico, Juliano Pires.   

Com 80 funcionários, o Frigorífico, juntamente com a modernização das estruturas, reorganizou  as equipes de trabalho, dividindo os funcionários nos seguintes setores: abate, carregamento e expedição, motoristas, setor administrativo, controle e garantia de qualidade e auxiliares de inspeção, estes últimos  funcionários que foram treinados e  atuam durante o abate com a Fiscal Estadual Agropecuária, médica veterinária  da Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação (SEAPI)  de Espumoso, Cássia Vilarinho.

Cássia, que atua na fiscalização da planta da Cotriel há três anos, afirma que o objetivo primordial de qualquer sistema de inspeção de alimentos é, sempre, assegurar, através dos diferentes e possíveis meios adequados de inspeção e controle, a qualidade higiênica, sanitária e tecnológica dos alimentos industrialmente processados. "A inspeção é o ato de observar ou examinar, sempre à busca de situações anormais que, de alguma maneira, condicionem ou impeçam o aproveitamento do produto ou matéria prima para o consumo humano. O controle se caracteriza pela atividade de fiscalização sobre processos ou produtos, para que esses não desviem de normas preestabelecidas. Consequentemente, controlar sempre consiste no prévio conhecimento do objeto ou da variável a ser controlada, enquanto que a inspeção, via de regra, não parte desse mesmo pressuposto e, apesar de constituir-se numa tarefa organizada e fundada numa série de conhecimentos prévios, visa primariamente a constatação para posterior análise e tomada de decisão.

Além do cronograma estabelecido pelas legislações, cada produto  é monitorado através de análises microbiológicas e físico-químicas, estabelecidos  pelo Setor de Qualidade da Cotriel que fez este cronograma de acordo com a escala de risco de cada produto que é fabricado, onde são analisados quesitos como água e ingredientes e componentes usados na fabricação de cada produto: "Desde que cheguei notei um engajamento muito grande da Cooperativa em se adequar à legislação, sendo implementado o controle de qualidade e o manual de Boas Práticas de Fabricação. Percebo que as pessoas que trabalham no Frigorífico se preocupam com a qualidade do que é levado à mesa do consumidor" destacou Cássia.

Por fim, o gerente do Frigorífico, Juliano Pires encerra enfatizando  que a qualidade não é um conceito, mas sim uma doutrina levada bastante a sério pela Cooperativa: "Por ser um produto perecível, a carne requer controle e rigorosos processos de produção. A Cotriel, devido a estes investimentos, tem apostado fortemente na qualidade e tenho certeza que apostou certo, pois sabe da responsabilidade que o nome Rio do Sol/Cotriel carrega e nada mais justo que levar o melhor para a mesa do consumidor", ponderou.

Ouça aqui a entrevista de Juliano e Cássia.