novidades

noticias

Publicada: 05/09/2022

Melhorias de processos de gestão e operação das lojas foi tema abordado na Expoagas 2022

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Fonte: Ascom Comunicação/Marketing Cotriel

Os resultados positivos são puxados pelo clima de retomada do evento, que volta a ocorrer presencialmente três anos após a última edição, e pela diversificação do perfil visitante, majoritariamente varejista. Durante os três dias de feira, o volume de negócios transacionados chegará à casa dos R$ 581 milhões, valor que deverá ser triplicado com as negociações iniciadas no evento e concretizadas nas semanas seguintes, segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

Com mais de 62 mil visitantes e 458 expositores de produtos, serviços e equipamentos para o varejo, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2022 encerrou quinta-feira (25/08), no Centro de Eventos Fiergs, em porto Alegre, atingindo números recordes de público e de negócios.

Ao todo, 7,1 mil empresas registraram inscrições para o evento. Do total de visitantes, 81% são varejistas, sobretudo oriundos do ramo de supermercados – mas também representantes de bares, hotéis, farmácias, lojas de conveniências restaurantes e outros ramos do comércio. “A Expoagas é acima de tudo um grande centro de oportunidades, e por isso garantimos gratuidade a todo o setor varejista nas pré-inscrições. Somos favoráveis à liberdade de mercado e a garantir o poder de escolha aos consumidores. Por isso, assim como estamos abrindo os fornecedores dos supermercados às farmácias há muitos anos, queremos a igualdade de podermos comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, como Olina, sal de frutas e antigripais, em nossas lojas”, comenta o presidente da Associação. Oriundos de 23 estados brasileiros e de 12 países, os 62 mil visitantes – maior público da história do evento – percorreram os pavilhões da feira em busca de oportunidades comerciais, novos relacionamentos, melhores condições de pagamento e novidades. Ao todo, cerca de 700 produtos e equipamentos foram lançados oficialmente na Expoagas 2022.

A principal novidade desta edição, foi a participação de 86 novas empresas em espaços menores e pré-montados, no segundo andar da feira, que garantiu novos clientes à micro e pequena indústria regional. “Cumprimos nosso propósito, que era de trazer o Brasil para conhecer e impulsionar os fornecedores regionais. Temos a convicção de em 2023 contaremos com a Fiergs para abrirmos novos espaços dentro deste centro de eventos e oportunizarmos a mais indústrias gaúchas esta oportunidade”, reivindica Longo.
Ocorridas durante os três dias de Convenção, as palestras foram outra atração da Expoagas 2022. A aposta, neste ano, foi em temáticas atinentes ao chão de loja dos supermercados, com melhorias de processos de gestão e de operação das lojas. “Fizemos um programa essencialmente varejista, com muito conteúdo. A Associação segue tendo um papel muito importante na capacitação do ramo de supermercados, já que nosso setor abriu mais de 25 mil empregos, somente no RS, durante a pandemia. Estamos redesenhando nossos cursos e qualificando nosso corpo docente, que hoje subiu ao palco da Fiergs para receber uma homenagem da diretoria. São 37 profissionais que estão diariamente espalhados pelo Estado levando treinamentos nas mais diferentes áreas”, reconhece o presidente. Além das palestras magnas, que tiveram nomes como Dado Schneider, Samy Dana, Juliano Belletti e Luiz Pondé, e da programação técnica, outros pontos altos do evento foram as programações do Agas Jovem e Agas Mulher, que propuseram debates sobre gestão, liderança e empreendedorismo no ramo varejista.

A Cotriel mais uma vez se fez presente com 70 colaboradores em duas caravanas das áreas de auditoria interna, compras, gestão de pessoas, marketing e supermercados.

Promovida desde 1981 pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a Expoagas 2022 sorteou um automóvel Renault Kwid, na quinta-feira (25) entre os visitantes que tiverem efetuado pelo menos R$ 1 mil em compras junto aos expositores. Além do carro, foram sorteados dois celulares da marca iPhone, contemplados pelas empresas Makro Chuí (Chuí) e Atacado Menon (Sananduva). O sistema utilizado na troca de cupons e sorteios é da Nota Fiscal Gaúcha, em uma parceria entre a Associação e a Secretaria Estadual da Fazenda do RS.

O lançamento comercial da Expoagas 2023 ocorrerá no dia 27 de setembro, às 19 horas, em evento no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909), em Porto Alegre.

 

Fonte: Ascom Expoagas

Adaptações: Comunicação/Marketing Cotriel