novidades

noticias

Publicada: 09/04/2014

No RS, produção de arroz deve ser 4% maior que a da safra passada

quarta-feira, 9 de abril de 2014

 A colheita do arroz está terminando no Rio Grande do Sul e a produção deve ser maior que a da safra passada.

O Rio Grande do Sul é o estado que mais produz arroz no país. Por ano são colhidos aproximadamente 8 milhões de toneladas do grão.
O agricultor Ariosto Pons, de Uruguaiana, na fronteira oeste, comemora a boa produtividade nos 170 hectares. Ele colheu mais de 9 mil quilos por hectare e também está satisfeito com o preço que está conseguindo negociar a saca de 50 quilos do grão. “O preço hoje de R$ 33,50 é compensatório por estar na safra, mas achamos que no futuro deve melhorar com as exportações”, diz.
Segundo dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), mais de 60% da área semeada foi colhida no Rio Grande do Sul. Devido ao plantio antecipado, a região da fronteira oeste é a que se encontra mais adiantada, com quase 90% da área colhida.
Apesar das altas temperaturas registradas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano e as chuvas em meados de março, tanto a área colhida quanto a produtividade média se mantêm dentro dos padrões das safras anteriores.
A colheita no Rio Grande do Sul deve terminar ainda este mês e de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher 12,7 milhões de toneladas de arroz, aumento de 8% em relação a 2013.
Fonte: Globo Rural