novidades

noticias

Publicada: 05/05/2022

Palestra para associados da Serra dos Engenhos abordou cultura do trigo

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Na noite desta quarta-feira, 04, tendo por local o Centro Social, a Unidade da Serra dos Engenhos, em parceria com as empresas Syngenta e Yara realizou palestra para associados. O encontro presencial retomou a agenda de eventos que tem o objetivo de ressaltar a importância do manejo e plantio do trigo. A Syngenta foi representada pela Engenheira Agrônoma, Juliana Hänel e a Yara pela também Agrônoma Letícia Signor, que demonstraram os produtos das empresas, bem como responderam a questionamentos dos presentes.

Diomar Muratt Júnior, agrônomo da Unidade da Serra dos Engenhos, frisou que a perspectiva é de uma área de trigo cerca de 10% maior que a do ano passado: “ Esperávamos uma área um pouco maior, mas os custos da lavoura este ano e os problemas ocasionados pela última estiagem, que diminuiu a rentabilidade do nosso associado fizeram que muitos mantivessem ou aumentassem pouco a área, que deverá totalizar 1200 hectares este ano”, revelou.

Assista aqui a entrevista de Diomar.

O gerente da Unidade da Serra dos Engenhos, Vanderlei Marchioretto se disse muito satisfeito com a presença do sócio no evento e frisou que a Cooperativa tem trabalhado cada vez mais no fomento dos produtores: “Fico muito feliz pela excelente presença de associados nestas palestras e a parceria com as empresas que entenderam o intuito do nosso encontro. Ainda estamos na colheita da área de soja e o nosso agricultor sempre segue, com muita determinação e já planejando o plantio de trigo, cultura que é importantíssima para manter a área limpa e com bons nutrientes para a futura cultura de soja que logo estará sendo implantada”, destacou.

Aqui a entrevista de Vanderlei

Os associados Antonio Lasch Borba e Aroldo Schmitt de Moraes, conversaram com a nossa reportagem e expuseram os motivos de continuar acreditando no trigo. O primeiro irá trabalhar com a manutenção da área. O segundo irá diminuir, sendo que ambos tomaram a sua decisão devido aos custos e também ao pouco tempo que terão para implantar o cereal.

Abaixo a entrevista de Antonio Borba

O associado Aroldo Moraes também se manifestou.

Fotos e reportagens: Roger Nicolini

Imagens de vídeo: Luciano Zanon.