novidades

noticias

Publicada: 24/06/2014

Primeira semana de inverno será chuvosa no Sul do Brasil

terça-feira, 24 de junho de 2014

A primeira semana do inverno começa com uma nova frente fria em deslocamento sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde há previsão de chuvas generalizadas nos próximos três dias. Esta instabilidade vai atrapalhar o andamento do plantio do trigo, que já se encontra bastante atrasado em relação aos anos anteriores.

Na próxima quinta, dia 26, a frente fria avança e também provoca chuvas no Paraná. Por lá, essas chuvas deverão ocorrer com maior intensidade sobre as regiões sul e sudoeste, o que também deixará as condições desfavoráveis às práticas de campo. Essa mesma situação será observada em Mato Grosso do Sul, onde a colheita do milho e da cana-de-açúcar ficará afetada. O tempo volta a se firmar no sul do Brasil somente a partir do próximo domingo, dia 29, quando a frente fria se afasta para o Oceano Atlântico.

No Sudeste, Centro-Oeste e no interior do Nordeste a previsão é de uma semana totalmente seca. Apenas na parte leste do Sudeste, especialmente no litoral de São Paulo, é que deve voltar a chover no próximo final de semana, quando uma nova frente fria atinge o Estado. Devido às áreas de instabilidade que estão sobre a região Central, não está descartada a possibilidade de ocorrerem chuvas mais pontuais sobre a região centro-sul de Mato Grosso, sul de Goiás e São Paulo. Essas chuvas serão de fraca intensidade, mas poderão atrapalhar o andamento dos trabalhos de colheita do milho, feijão e da cana-de-açúcar.

As chuvas terão curta duração no Sudeste e Centro-Oeste, e a partir de terça, dia 24, o tempo volta a abrir sobre essas regiões. Com isso, as condições voltam a ficar favoráveis a todas as práticas de campo. Embora o inverno seja caracterizado como a estação fria no Centro-Sul do Brasil, este ano a estação começa com temperaturas amenas. Pelo menos para as próximas duas semanas, não há previsão de frio extremo, ou risco de formação de geadas, nem mesmo para o Rio Grande do Sul e regiões serranas que registraram o fenômeno na última semana.
Fonte: Canal Rural