novidades

noticias

Publicada: 19/10/2022

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo Cotriel passa a ter turma em Salto do Jacuí

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde desta segunda-feira, 10 de outubro, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Darci Teodoro Sampaio, de Salto do Jacuí, a apresentação do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. Promovida pela Cooperativa do Trabalho dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Coeducars, em parceria com o Sistema Ocergs Sescoop e Cotriel, a iniciativa irá congregar 20  jovens que fazem parte de assentamentos e comunidades indígenas e quilombolas de  Salto do Jacuí. Esta primeira reunião, que teve a presença dos jovens e seus pais. A professora Inque Schneider, representou a Coeducars. Da Cotriel, participou a Analista de Recursos Humanos do Setor de Gestão de Pessoas, Fátima Durigon, que coordena todo o processo de abertura das turmas. A diretora da Escola, Maristela Schmitz também recepcionou os presentes.

Na abertura, ao falar em nome da Cotriel, Fátima Durigon elogiou a Escola em procurar a Cooperativa para que o movimento de incentivo à sucessão na propriedade rural: “Além de jovens que se formem e voltem para as suas propriedades, estamos buscando novas lideranças para que este trabalho continue pelos próximos anos. Por isso, fico muito feliz que vocês e seus pais tenham aceitado este desafio de agregar mais conhecimento com esta nova alternativa que passamos a oferecer em parceria com a Coeducars e Sescoop”, enfatizou.

Inque Schneider, da Coeducars explicou todo o funcionamento do Programa, bem como suas disciplinas que serão aplicadas. “A Cotriel é a cooperativa que mais emprega e mais efetiva jovens e este programa vem de encontro à preocupação que temos com o futuro de vocês como filhos de produtores, que precisam continuar o que seus antepassados começaram. Ao final deste um ano e  meio, a prática será um projeto que deverá ser aplicado na propriedade de sua família, o que ficará de legado e pode, futuramente, despertar o empreendedorismo e gerar renda para vocês, quem sabe, descobrirem uma vocação e uma profissão”, destacou.

A diretora da Escola,  Maristela Schmitz, frisou que a preocupação do educandário é com a continuidade das propriedades rurais, visto que devido ao perfil de agricultores ser predominantemente de de pequenos produtores, muitos filhos acabam estudando e não retornam para o interior: “Ficamos muito felizes pela Cotriel ter atendido nosso chamado e estarmos começando uma era inédita na nossa região, que são aulas na nossa escola e com a nossa realidade. Obrigado a Cotriel, Coeducars e Sescoop por acreditarem em nós e tenho certeza que aqui vão sair bons projetos e termos estudantes mais interessados nas suas propriedades”, destacou.

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. O curso é realizado através da parceria entre a Coeducars e Cotriel.

Da mesma forma no encontro, a analista de Recursos Humanos da Cotriel, Fátima Durigon repassou aos pais dos alunos a importância do envolvimento da família em todo o processo de aprendizagem bem como no acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas nas propriedades, para que possam aplicar na prática, as vivências obtidas em sala de aula.

Serão realizadas um total de 1000 horas, que iniciaram em 10 de outubro e com término previsto para 26/03/2024. Desta carga horária, serão 400 horas de aulas teóricas e 600 horas de prática na propriedade.  Serão 17 Unidades Temáticas: Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Empreendedorismo, Formação Humana e Científica, Informática, Contabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Educação Ambiental, Cultura de Grãos,Acesso ao Crédito e Garantias, Gestão de Pequenas e Médias Propriedades, Carnes e Derivados, Cadeia Produtiva de Leite. Hortaliças, Fruticultura e Práticas.