novidades

noticias

Publicada: 03/07/2012

Cerca de 90% da área destinada ao trigo foi plantada na Cotriel

terça-feira, 3 de julho de 2012

Conforme a recomendação da Comissão Sulbrasileira de Plantio de Trigo, o prazo final recomendado para implantação das cultivares é dia 10 de julho. Segundo o gerente do Departamento Técnico da Cotriel, engenheiro agrônomo Cristiano Corazza, de todas essas cultivares 80% já estão germinadas. As variedades mais plantadas este ano foram a Quartzo, em 70 % da área, e o restante das áras nas variedades Marfin, Mirante e Pioneiro. Diminuiu significativamente o número de áreas com cultivares tipo brando, que devido ao baixo falling number para formação de trigo pão e brando, e às normas de classificação determinadas pelo governo, teve dificuldades de comercialização. “Com esta mudança, a tendência é que este ano a quantidade de trigo industrial aumente, o que facilita o escoamento desta produção”, lembrou.
Cristiano estima que a área destinada ao trigo manteve-se na região de abrangência da Cotriel, chegando a 27.500 hectares , sendo a maior na Sede, com 15 mil hectares, apesar das significativas produtividades alcançadas nos últimos anos. “A principal razão que desestimulou o produtor a plantar trigo, foi o baixo preço pago pelo produto e o custo de produção, sendo que outro fator a ser considerado também é que as políticas de incentivo por parte do governo estão, a cada dia que passa, mais escassas e com dificuldade de acesso”, destacou.
Quanto às demais culturas de inverno, o agrônomo da Cooperativa informou que o plantio de aveia aumentou 30% em relação ao ano passado, sendo a área mais expressiva na Sede,com 10 mil hectares, ocasionando a ocupação de áreas que na última safra não foram usadas para implantação de nenhuma cultura de inverno. A canola, cultura menos abrangente, possui uma área de aproximadamente 50 ha.
Finalizando, o engenheiro agrônomo da Cotriel destaca que para uma boa produtividade o produtor deve estar atento a fatores como o manejo de pragas, plantas invasoras e doenças fúngicas e também as aplicações de Nitrogênio em pós emergência. Ele frisou que este ano 90% áreas tiveram tratamento de sementes com inseticidas, para evitar percevejo , pulgão e corós, sendo que esta última é uma praga que deve merecer atenção especial, por aumentar a infestação este ano. “Além do controle das enfermidades, realizar uma boa adubação de base e realizar uma cobertura com Nitrogênio, também é fundamental, para ativar e dar mais força para a planta que vai vir”, esclareceu Cristiano.