novidades

noticias

Publicada: 01/09/2021

Cotriel participa ativamente na destinação correta de embalagens de agrotóxicos

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Fonte: Setor de Comunicação

A preocupação em implantar a logística reversa em vários segmentos industriais cresceu no Brasil a partir da década de 1990. Um dos marcos recentes mais significativos sobre o tema foi a aprovação da Lei federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos ( PNRS). Embora a Programa se aplique também ao setor agrícola, a logística reversa de embalagens vazias de defensivos já estava regulamentada (Lei federal nº 9.974/00) antes da nova legislação, com resultados significativos desde o início da operação, em 2001.

No dia 18 de agosto, foi celebrado em todo o país, o Dia Nacional do Campo Limpo, para compartilhar os resultados da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, que é referência mundial.  O evento, que este ano teve apenas programações online, tem o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos

Em 19 de setembro de 1998 foi criado o CINBALAGENS – Consórcio Intermunicipal para Destinação Final de Embalagens de Agrotóxicos, em Passo Fundo, que este ano completa 23 anos de operação. A unidade de recebimento recebe embalagens de 133 cidades das regiões Norte e Noroeste do Estado, que possuem 11 postos de recebimento de vasilhames vazios, sendo que a Cotriel é responsável por um destes locais. A diretora administrativa e operacional, Sandra Rodriguês, destacou a preocupação da Cotriel com o tema: “Mesmo sem ter uma obrigatoriedade de manter uma unidade Posto, sendo a mesma associada a Central em Passo Fundo, a Cooperativa é exemplo, com um trabalho de quase 20 anos, fazem esta ponte entre o associado e a central de embalagens e está bem organizada na cadeia da logística reversa. A Cooperativa presta um serviço muito importante para o meio ambiente e à saúde pública. No ano passado todo haviam sido arrecadadas 221 mil embalagens e somente nos primeiros oito meses deste ano 212 mil unidades foram recolhidas e deixaram de circular na a natureza, o que é extremamente significativo”, disse.    

O gerente de insumos e responsável pelo depósito de embalagens da Cotriel, Amarildo Provensi lembrou do compromisso e empenho das Unidades da Cooperativa neste processo: “Desde 2003, quando tínhamos a ARPE passando por 2013 quando resolvemos criar a nossa central, já retiramos um total de 4 milhões de embalagens do meio ambiente. Somente nos últimos anos, a média tem sido de 300 mil embalagens por ano. Falando em nome do associado, vemos que o trabalho tem funcionado muito bem e o nosso produtor é bastante consciente no que diz respeito ao compromisso com o meio ambiente”, finalizou.

Assista aqui a entrevista de Amarildo e Sandra. Se inscreva em nosso canal e ative as notificações.