novidades

noticias

Publicada: 21/02/2022

Economista-chefe da Farsul fala sobre o cenário do agronegócio

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Fonte: Setor de Comunicação e Marketing e Inovação

Antonio da Luz falou sobre a importância do agronegócio no cenário econômico brasileiro e apresentou uma análise sobre as origens e os desdobramentos da crise que tirou o Brasil do rumo do crescimento.

O economista desenha um cenário de incertezas para o agronegócio gaúcho em 2022, impactado por fatores como clima pois ao final de Dezembro de 2021, o Rio Grande do Sul já apresentava indicativos de estiagem, custos altos, redução das margens de lucratividade e possibilidade de escassez de insumos, como defensivos e fertilizantes.

Segundo  Antônio, nos últimos 12 meses o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) subiu 41,1%, enquanto o Índice de Inflação dos Preços Recebidos (IIPR) evoluiu 0,60%. Da Luz afirma que é preciso enxergar que o aumento dos custos foi generalizado em toda economia e que se deve abandonar o conceito de “inflação dos alimentos” e atribuir isso à produção primária. “O que há é inflação, onde os alimentos também foram impactados”, resumiu.

 Da Luz falou sobre a renegociação das dívidas,   sobre a importância de se planejar neste cenário para que não vire o caos, pois além de a economia estar parando e os efeitos macros, como incertezas e juros, continuarem presentes, tem a questão dos custos de produção que geram aumento do consumo intermediário e levam à inflação.

Confira a reportagem da comunicadora Luzia Camargo com o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz.

Texto: Luzia Camargo/Analista de Marketing