novidades

noticias

Publicada: 04/07/2025

Entrega das Placas do Projeto Cotriel Educando para o Campo reforça compromisso com a educação rural

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Nos dias 02, quarta-feira, e 03 de julho, quinta-feira, a Cotriel realizou mais uma importante etapa do projeto Cotriel Educando para o Campo, com a entrega oficial das placas de identificação do programa às escolas participantes. A iniciativa busca valorizar a educação no meio rural e fortalecer o vínculo entre a cooperativa e as comunidades escolares da região.

Na manhã do dia 02, aconteceu a  visita à Escola Rui Ramos, localizada na comunidade de Linha Floresta, interior de Tunas. A entrega das placas foi acompanhada pelo gerente da filial da Cotriel, Cláudio Onir de Oliveira, que mostra o envolvimento e o entusiasmo da Cooperativa com a iniciativa

A diretora Márcia dos Santos, destacou a importância da parceria com a Cotriel “É um reconhecimento pelo trabalho feito no campo. Os alunos sentem-se valorizados por participarem deste projeto”, comentou.

A coordenadora Catarina Cardoso enfatizou o quanto o Cotriel Educando para o Campo fortalece a identidade dos estudantes com a realidade rural. Entre os alunos, Maria Gabriela Pereira e Soraia Beckmann relataram o quanto estão motivadas com a participação no projeto e o quanto aprenderam sobre a importância da cooperação no meio agrícola.

À tarde, foi a vez da Escola Casemiro de Abreu, da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, também em Tunas, receber a comitiva. O coordenador Luciano Oliveira agradeceu o apoio da Cotriel e destacou a relevância de iniciativas como essa para a permanência das famílias no campo: “Esse tipo de ação mostra que a educação no meio rural tem valor e pode transformar vidas.”

Os alunos Evielton Cardoso e Willian Cardoso expressaram orgulho em representar sua escola no projeto. Já a diretora Solange da Silva enfatizou que a parceria aproxima ainda mais os estudantes da realidade vivida pelas famílias agricultoras, incentivando-os a valorizar o campo. Em ambas as escolas, os projetos também são coordenados pelas professoras espumosenses Cristiane Vione e Janesca Ozelame, as quais destacaram o empenho dos educandários em fazer acontecer e evoluir com o projeto.

Já na tarde do mesmo dia, foi a vez da Escola Municipal Menino Deus, de Campos Borges, receber a placa do projeto. A entrega foi acompanhada pelo técnico agrícola da Cotriel local, Lucas Provensi, que destacou a continuidade do compromisso da cooperativa com a formação dos jovens rurais.

As professoras Graciele Dalla Nora e Luciana Sebenello ressaltaram que a ação fortalece os vínculos entre teoria e prática, especialmente no contexto da agricultura familiar. A Engenheira Agrônoma Caroline Follmer, representando a Coeducars, apontou que o projeto é uma ponte essencial entre o conhecimento técnico e a vivência no campo.

A diretora Nara Signor agradeceu à Cotriel pelo incentivo e valorização da educação rural, destacando o impacto positivo da proposta no desenvolvimento dos alunos.
Os estudantes Cassiano Barbosa e Miguel Radke falaram com entusiasmo sobre as atividades desenvolvidas e o orgulho em ver sua escola reconhecida dentro do projeto.

Na manhã do dia 03, ocorreu a entrega das placas na Escola Augusto Peruzzo, localizada na comunidade de Pontão do Butiá, interior de Espumoso. O momento, acompanhado pelo gerente da Unidade da Cotriel, Rui Nicolini, foi celebrado por professores, direção, alunos e autoridades locais.

O diretor Aristeu Pereira agradeceu à Cotriel pela iniciativa e falou sobre o impacto positivo do projeto na rotina escolar:“É uma forma de mostrar aos alunos que a escola rural também é um espaço de grandes oportunidades.”

A professora Patrícia Macalós comentou que o envolvimento com o projeto tem despertado maior interesse dos alunos pelas temáticas ligadas à agricultura, sustentabilidade e cooperativismo. A coordenadora pedagógica Bárbara Strelow reforçou a importância do trabalho conjunto entre a escola e a cooperativa para promover uma educação contextualizada e significativa.

Os alunos Emanuela Gugel, Matias Ottoni e Manuela dos Santos compartilharam a alegria de fazer parte do projeto e relataram experiências que os aproximaram ainda mais da vida no campo e das atividades desenvolvidas pelas famílias. A representante da Coeducars, Angélica Costa, e o representante da Secretaria de Educação de Espumoso, Neri Ramos, prestigiaram o ato e destacaram a relevância da iniciativa.  Com a entrega das placas, a Cotriel reafirma seu compromisso com a educação rural e o desenvolvimento das comunidades em que está inserida. O Cotriel Educando para o Campo segue como uma referência de parceria entre cooperativa e escola, promovendo conhecimento, valorização do campo e protagonismo estudantil. Nas próximas semanas, serão entregues as placas nas demais escolas.