Publicada: 12/08/2025
terça-feira, 12 de agosto de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
Na sexta-feira, 08 de agosto, a Escola Princesa Isabel, da comunidade de 13 de Maio, em Alto Alegre, recebeu a placa do Cotriel Educando para o Campo, marcando mais um importante passo no fortalecimento da educação voltada ao meio rural. A entrega contou com a presença de Marina Drum, do Setor de Gestão de Pessoas, Roger Nicolini, do Setor de Comunicação da Cotriel, e Angélica Costa, da Coeducars.
O grande destaque da instituição é a horta escolar, cuidada por todos os alunos, e que já rendeu bons frutos para o aprendizado e a vida prática. Entre os depoimentos, Michele Reuter, do 7º ano, destacou a experiência de trabalhar com a terra, desenvolver habilidades e compreender melhor o campo. Já Natália Librelotto, do 8º ano, ressaltou a continuidade do projeto e a inovação no cultivo do amendoim, utilizado na festa junina e comercializado, trazendo novas experiências empreendedoras.
A professora responsável, Marina Morgan, reforçou a importância da iniciativa: “Os alunos aprendem que é possível gerar renda extra em suas propriedades e que, no futuro, esse conhecimento os tornará mais conscientes no campo. A horta é o orgulho da nossa escola”.
Também atuando no projeto há quatro anos, a professora Janquiéli da Rosa falou sobre a ampliação do leque de atividades empreendedoras, envolvendo turmas do 6º, 7º e 8º ano no plantio manual de amendoim.
A professora Angélica Costa, da Coeducars, destacou que o Educando para o Campo vai além de ensinar técnicas agrícolas, pois estimula o protagonismo dos alunos, o trabalho em equipe e o sentimento de pertencimento à comunidade rural. Segundo ela, o projeto também contribui para que os estudantes visualizem oportunidades de futuro no campo, fortalecendo a sucessão familiar e a valorização do meio rural.
A secretária de Educação de Alto Alegre, Sandra Corazza, parabenizou a escola e a Cotriel: “O Educando para o Campo promove pertencimento, desenvolvimento e alegria aos alunos. Agradecemos à Cotriel por abraçar essa causa”.
Confira aqui a entrevista