Publicada: 25/11/2025
terça-feira, 25 de novembro de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
O gerente do Frigorífico da Cotriel, Maurício Eindelwein, está há oito meses liderando o setor de carnes da cooperativa e já imprime sua marca em uma unidade que enfrenta desafios operacionais diários.
Maurício traz uma bagagem de mais de duas décadas de experiência, desde o setor primário à gestão de grandes empreendimentos cooperativistas da região. Ele já esteve à frente do frigorífico da Cooperativa Languiru, foi gerente industrial do frigorífico Zart e do frigorífico Pai Nosso, além de possuir formação técnica agropecuária, ter atuado como inseminador e produtor de leite. “Cada gestor tem seu toque pessoal, e aprendi muito ao passar por empresas diferentes, sempre trazendo referências de quem está dando certo até hoje”, avalia Maurício.
Convidado pela direção para liderar o frigorífico, Maurício destacou que além de bovinos, foi possível aumentar o abate de suínos e caprinos, com a aquisição de animais de associados e parcerias com outras cooperativas da região e empresas. Entre as primeiras medidas em Cotriel, esteve o aumento do número de abates, foco em diluir o custo operacional e elevar a qualidade dos produtos, além de reposicionar o frigorífico para valorizar o gado gaúcho e absorver melhor a produção dos associados. “A maioria dos nossos clientes quer carne gaúcha, e faz sentido fortalecer essa cadeia, tanto pelo apelo comercial quanto pelo compromisso social da Cooperativa.”
Maurício explica que, para viabilizar a operação diante dos altos custos, é fundamental escalar o volume de abates e buscar parcerias duradouras com os fornecedores associados, garantindo que a produção tenha destino durante todo o ano. “O produtor precisa saber que, ao investir na produção para a Cotriel, vai ter sua entrega garantida”, ressalta. Atualmente, o objetivo é ultrapassar um faturamento mínimo de 6 milhões de reais por mês — patamar onde a unidade começa a empatar resultado, conforme destacado pelo gerente: “No último mês, quase batemos essa marca, faltou pouco para virar o resultado para o positivo.”
O trabalho no Frigorífico da Cotriel, segundo Maurício, é contínuo, exige visão estratégica e articulação entre o setor produtivo, a indústria e o comercial, reafirmando o compromisso cooperativista em gerar valor para os produtores, manter a sustentabilidade do negócio e fortalecer o papel da Cotriel no segmento de carnes da região.
Confira abaixo a entrevista completa.