Publicada: 19/10/2021
terça-feira, 19 de outubro de 2021
Fonte: Setor de Comunicação
Na noite desta segunda-feira, 18, em Pantano Grande, a Cotriel, em parceria com a empresa Corteva realizou um encontro com associados da Região Sul. Cerca de 40 produtores de Capão do Valo e Pantano Grande assistiram à palestra do Dr. Mário Bianchi, da CCGL,que abordou o controle de ervas Daninhas resistentes em soja. “O controle de plantas daninhas evolui constantemente nas técnicas de controle, nos herbicidas e nos equipamentos. Herbicidas são importantes ferramentas para o controle de plantas daninhas, sendo, em muitos casos, a melhor opção disponível. Na cultura da soja, inicialmente utilizou-se herbicidas pré- emergentes e, posteriormente, os herbicidas pós-emergentes (décadas de 2000 e 2010). Nesse período surgiram novas moléculas herbicidas, formulações inovadoras, novos equipamentos para aplicação, culturas resistentes a herbicidas (ampliando o uso de alguns produtos), mas uma coisa não mudou: manteve-se a técnica de aplicar o herbicida em área total. É preciso evoluir e migrar do controle em área total para o controle localizado. Adotar e acompanhar a evolução das tecnologias que permitem o controle localizado e, paralelamente, utilizar práticas de manejo para reduzir a densidade e tamanho de plantas daninhas nas lavouras, são ações essenciais para poder usufruir plenamente dos benefícios proporcionados pelo controle localizado de plantas daninhas”, salientou.
O representante da empresa Corteva, Cleiton Krindges apresentou o portfólio voltado à cultura de soja e reforçou a importância de realizar a compra de forma programada, devido à falta de insumos em nível mundial, que está causando restrições na produção de defensivos e fertilizantes.
Adilson Nazari, gerente da Unidade de Capão do Valo e Coordenador da Área Técnica e Insumos da Cotriel Região Sul – Capão do Valo e Pantano Grande - destacou a preocupação com a dificuldade de entrega de produtos químicos bem como a atuação da Cooperativa para levá-los aos seus associados: “Reforçamos a importância do nosso associado continuar confiando e adquirindo nossa linha de químicos e defensivos. Nossos sócios podem ficar tranquilos pois iremos entregar 100% dos produtos comprados pelos nossos produtores, pois é um compromisso que temos e faz parte do nome desta Cooperativa, que está há 40 anos nesta região”, finalizou.