Publicada: 19/06/2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
O agricultor brasileiro utiliza, em média, 3,6 quilos de agrotóxicos por hectare. O dado foi divulgado nesta segunda, dia 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número faz parte dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2012, levantamento que abrange as dimensões ambiental, econômica, institucional e social da sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro.
Conforme o IBGE, o modelo de desenvolvimento da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade, tem gerado aumento crescente do uso de fertilizantes e agrotóxicos. Em 2010, a quantidade comercializada de fertilizantes foi de 155Kg/hectare (ha), das quais 43,7kg/ha de nitrogênio, 51,8 kg/ha de fósforo e 59,6kg/ha de potássio. O Sudeste apresentou a maior comercialização de fertilizantes por unidade de área (208,1kg/ha), acima da média brasileira.
Entre os agrotóxicos, os herbicidas respondem por mais de 50% do consumo (quantidade entregue ao comércio e não diretamente aos produtores). Os Estados brasileiros com maior uso de agrotóxicos são o Rio de Janeiro (10,9 quilos/ha), São Paulo (6,9), Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal (4,3).
Os dados sobre terras agrossilvipastoris mostram que o crescimento das áreas de lavouras e pastagens plantadas sobre as pastagens naturais, ao tempo em que representa aumento de produção por unidade de área, reduzindo a pressão sobre o recurso solo, significa maior uso de fertilizantes e agrotóxicos e maior possibilidade de contaminação ambiental. Em 2010, a área plantada total do Brasil ficou em 65.371.447 ha, o que corresponde a 7,7% da superfície total.
Fonte: Canal Rural.