Publicada: 11/10/2021
segunda-feira, 11 de outubro de 2021
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde desta sexta-feira, 08, na propriedade de José Osmar Vieira, em Capão do Valo, a Cotriel, juntamente com as empresas Biotrigo, ICL e Nortox realizou a primeira tarde de campo de Trigo. Na ocasião, foram demonstradas 19 variedades de trigo, além do manejo das empresas quanto ao cereal. Cerca de 150 produtores assistiram às explanações.
Veja aqui uma imagem aérea do local
Uilian Leão, técnico agrícola da filial, destacou o biomanejo estratégico realizado na área, buscando gerar mais sustentabilidade e rentabilidade aos cultivares: “Pudemos visualizar além da vistoria que realizamos, ao fazer imagens aéreas via drone que os locais que receberam tratamento biológico se comportaram de maneira mais sadia, tinham um sistema radicular maior, e maior massa foliar, elevando o pH, a produtividade e gerando lucratividade ao nosso associado”, descreveu.
Joel Marchioretto, também técnico agrícola de Capão do Valo enfatizou a importância de um manejo adequado de solo, fase fundamental para que o trigo seja plantado de forma correta e tenha o desenvolvimento e o resultado esperados: “ A cultura que for semeada precisa fornecer Nitrogênio naturalmente. Por isso, colocamos o nabo forrageiro no sistema a lanço quando o trigo estava em fase de maturação fisiológica. Logo após, fizemos a dessecação com herbicidas. Concluímos recomendando que este cereal precisa de adubação nitrogenada no momento de perfilhamento, na fase de enlogação e salientamos que uma terceira aplicação em folha bandeira, que vai entregar melhor qualidade para o mercado, além de boa produtividade e rentabilidade para o produtor”, afirmou.
Ao avaliar o evento, o gerente da Unidade de Capão do Valo, Adilson Nazari, disse da satisfação de voltar a receber o associado em eventos presenciais e lembrou do expressivo aumento da área de trigo nos municípios de Rio Pardo, Cachoeira do Sul e Candelária, que são atendidos pela filial: “Desde 2013 não tínhamos uma área tão expressiva do cereal. Aumentamos a quantidade de hectares plantados de 200 para 1000, o que demonstra que o produtor entendeu a importância de contar com mais de uma renda por ano. A expectativa é de que aumentemos ainda mais este número para o próximo ano, até porque os materiais oferecidos pela Biotrigo tem entregado uma qualidade e produtividade muito expressivas a quem nelas tem confiado o seu cultivo”, encerrou.
Assista as entrevistas de Adilson, Joel e Uilian.