Publicada: 02/02/2021
terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
Fonte: Setor de Comunicação
O técnico agrícola da Unidade da Cotriel de Salto do Jacuí, Adelar Junior Corte falou a respeito das lavouras naquela região.
Ele enfatizou que as áreas tem duas situações: as regiões de Capão Bonito e Rincão do Ivaí estão enfrentando uma situação mais extrema em termos de falta de chuvas, principalmente na primeira quinzena de janeiro. Já a área entre as proximidades da cidade até Jacuizinho já recebeu um número maior de precipitações: “Cerca de 80% das variedades estão em sistema reprodutivo, uma vez que todas estas foram plantadas entre o início e o fim de novembro do ano passado, sendo pouquíssimos locais cultivados em dezembro. A maioria do produtor optou por não salvar sementes em casa, a fim de melhorar o teor de germinação da soja”, lembra.
Quanto ao manejo de invasoras, como a buva, o técnico explica que o controle foi mais complicado, devido ao atraso no plantio e as altas temperaturas, o que irá gerar um banco de sementes expressivo que precisará ser controlado para o plantio de inverno.
Em relação às pragas uma incidência expressiva de lagartas, as quais é fundamental entrar na lavoura e fazer o controle com inseticida.
Assista aqui a entrevista.