novidades

noticias

Publicada: 15/09/2025

Visita de representantes chineses ao Moinho da Cotriel apresenta soluções de equipamentos para a agroindústria

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde de quarta-feira, 03 de setembro, o Moinho da Cotriel recebeu a visita de representantes da Anysort, empresa chinesa que em breve terá representação em Porto Alegre. Na ocasião, os representantes conheceram a estrutura da Cooperativa e apresentaram  soluções tecnológicas e ganhos exponenciais em processamento e automação. O grupo foi recepcionado pelo administrador do Moinho, Cesar Pierezan, e pelo encarregado Fernando Debiasi. No dia anterior, a delegação também esteve no Engenho de Arroz da Cotriel, localizado em Pantano Grande, onde foi realizada uma apresentação técnica semelhante ao Gerente de Unidade, Edson Orsolin.

O gerente comercial da Anysort, Jean Carlos de Souza  destacou a importância do encontro para aproximar empresas e ampliar possibilidades de cooperação. Agradeceu a receptividade da Cotriel e ressaltou a relevância da parceria. “É extremamente produtivo conhecer de perto o trabalho da Cooperativa e poder compartilhar soluções que podem somar no dia a dia”, disse.

Durante a visita, Pierezan apresentou a estrutura do Moinho, destacando o processo produtivo e a busca contínua por inovação. “Momentos como este são oportunidades para troca de experiências e para avaliarmos novas tecnologias que possam contribuir com o desenvolvimento da nossa atividade com maior precisão e exatidão", afirmou.

O Moinho de trigo da Cotriel possui sistema de seleção óptica desde 2023, com para a melhoria de processo e segregação na etapa de limpeza e preparação do trigo, como o tema: "A visão computacional na classificação de grãos de trigo visa melhorar, de forma qualitativa, a farinha de trigo e por consequência, a qualidade do produto final processado. Atualmente o moinho de trigo processa 1.8 milhão de quilos  de trigo por mês, 100% oriundo de associados e produtores da região da Cotriel. “Nosso projeto futuro é ter cada vez mais um diferencial competitivo e agregar valor ao associado e a cooperativa, integrando várias cadeias de suprimentos e fornecedores com clientes em diversas cidades do RS e do Brasil, integrados com as marcas próprias Animax (rações), Rio do Sol (Farinha, biscoitos, arroz, lentilha, feijão preto e vermelho, pipoca, amendoim, farinhas de milho) e Bomgrado (arroz tipo-2, macarrão parafuso e espaguete)”, finalizou Cesar.