cotriela força da união
15°C / 27°C ver+
Histórico
Publicada: 08/08/2012
Os estoques de soja nos principais produtores sul-americanos caíram em cerca de um terço ante o mesmo período em 2011, após colheitas fracas e um grande volume de exportações, afirmou a consultoria de oleaginosas baseada em Hamburgo, Oil World, nesta terça-feira.
Os futuros da soja, do milho e do trigo operaram durante todo o dia com muita volatilidade na Bolsa de Chicago e acabaram fechando os negócios em território negativo. No milho e no trigo as baixas foram menos expressivas, já a oleaginosa perdeu mais de 20 pontos em importantes vencimentos.
Publicada: 07/08/2012
A estiagem que tanto prejudica as lavouras nos Estados Unidos - e seguirá comprometendo, segundo as previsões climáticas - provocou uma alta surpreendente nos preços da soja às vésperas do plantio de uma nova safra no Brasil.
O BRASIL, HOJE, É O segundo maior exportador mundial de soja em grão e seus derivados, farelo e óleos, basicamente. Provavelmente, será o primeiro em poucos meses. A oferta americana da oleaginosa terá uma redução importante neste ano por causa das intempéries que causaram perdas não apenas na quantidade produzida, mas também uma queda preocupante na qualidade das lavouras.
As oportunidades são claras e conhecidas. Segundo a OCDE e a FAO a oferta mundial de alimentos precisa crescer 20% até 2020, e o Brasil é um dos poucos países com potencial básico para responder a este desafio.
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou mais um relatório de acompanhamento de safra nesta segunda-feira (6). Pela nona semana consecutiva, o departamento reduziu seus índices de lavouras em boas/excelentes condições para o milho, já a soja se manteve. O algodão também apresentou uma expressiva baixa.