cotriela força da união
21°C / 28°C ver+
Histórico
Publicada: 16/04/2014
Vendas externas diminuíram em 8% nos primeiros três meses do ano
De acordo com o estudo Rabobank Agro Info, a desvalorização nos preços externos dos fertilizantes pode não ser transmitida aos produtores brasileiros no segundo trimestre de 2014. As razões seriam a demanda elevada no campo e a desvalorização do real frente ao dólar, aponta o boletim trimestral de perspectivas e pontos de atenção para as principais commodities brasileiras.
Depois de ter ficado abaixo do preço mínimo em várias regiões do país em 2013, por conta do excesso de oferta no mercado interno, o milho voltou a se valorizar e já acumula alta de quase 20% este ano. Os recentes aumentos, contudo, não foram suficientes para estimular os produtores a acelerar as vendas. Na expectativa de que os preços subam ainda mais, os agricultores colocaram o pé no freio da comercialização, e os demais elos da cadeia já se preparam para absorver os impactos dessa elevação do grão.
Publicada: 15/04/2014
Segundo AgRural, colheita da safra 2013/2014 chega a 85% do total
Caso não ocorra nenhuma grande adversidade climática, a produção brasileira de trigo em 2014 deverá somar 6,7 milhões de toneladas, o que representaria um acréscimo de um milhão de toneladas em relação à safra colhida no ano passado. A projeção foi divulgada pela Companhia de Abastecimento Nacional (Conab) órgão do Ministério da Agricultura, dia 10 de abril passado.
O Valor Bruto da Produção (VBP) das lavouras e da pecuária devem atingir o maior resultado já registrado no país, alcançando R$ 445,75 bilhões - alta de 1,8% sobre os R$ 437,99 bilhões obtidos no ano passado e atual recorde nacional. O estudo foi elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa) durante o mês de março de 2014.