novidades

noticias

Publicada: 30/01/2024

Associados da Cotriel em Alto Alegre recebem treinamento sobre a SmartCoop

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Fonte: Setor de Comunicação

Nesta segunda-feira, 29, durante todo o dia, associados da Cotriel em Alto Alegre tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da plataforma SmartCoop.

Durante o treinamento, ministrado por Larissa de Souza Zambiasi, produtora de leite, mestre em desenvolvimento rural, tecnóloga em gestão de cooperativas e instrutora/conferencista do Cooperconcórdia, os associados da Cooperativa receberam orientações sobre dados técnicos da ferramenta, ouviram relatos sobre a experiência pessoal da instrutora com a plataforma e também puderam vivenciar uma experiência prática utilizando dados de associados da Cooperativa.

Para Evandro Schmatz, supervisor técnico da Cotriel Região Norte, o diferencial da plataforma é justamente ser destinada ao produtor associado da Cooperativa: “A SmartCoop está cada vez mais destinada a ajudar o produtor no gerenciamento da sua propriedade, processo que pode ser feito de forma muito ágil uma vez que é possível cadastrar todos os talhões da área. Para o produtor de leite, é possível ter um histórico em termos de produção, qualidade e preço do leite, sendo que ao longo do tempo será possível acessar outras funcionalidades da SmartCoop, que a partir  destes números já criará um histórico da propriedade”, destacou.   

Larissa frisou que aspectos como preço do leite e volume entregue para a Cooperativa, por exemplo, são fundamentais para que o produtor possa ter um controle melhor de custos: “É possível comparar mês a mês a qualidade do produto e a produção de leite e de silagem por hectare, por exemplo. Cadastrando todos os animais, é possível fazer um manejo de inseminação, de reprodução, vacinas e medicamentos, desenvolvimento reprodutivo, e dados genéticos de até várias gerações anteriores destes animais, sabendo de como está o andamento da propriedade. Desta forma, é possível obter um fluxo de lactação, a  fim de conhecer quantas vacas estarão sendo ordenhadas e uma perspectiva de produção para os próximos meses, ou seja, munidos de dados estatísticos, é possível tomar decisões mais assertivas no manejo diário dos animais” exemplificou.   

Ouça a entrevista de Evandro e Larissa neste link.

Sobre a SmartCoop

A plataforma pode ser utilizada via web, através do computador e também por aplicativo através do smartphone.

A SmartCoop é uma plataforma inovadora, disponível somente para associados, de forma totalmente digital e interativa que visa oferecer uma ferramenta de gestão e monitoramento das suas áreas produtivas, para as operações e manejos agrícolas, onde também estão disponíveis funcionalidades como imagens de satélites, previsão do tempo a nível de talhão, máquinas, indicadores produtivos e assistência técnica personalizada.

A ferramenta possibilita a gestão compartilhada da propriedade digital entre técnico e associado, pois dentro da plataforma existe também um acesso para o técnico da Cooperativa, de maneira que ele consiga acompanhar sua carteira de assistidos, cadastrar visitas técnicas, reportar ocorrências de pragas e doenças e prestar auxílio de dúvidas relacionadas a atividade agrícola."

Os associados interessados em ter acesso a plataforma Smartcoop devem procurar sua unidade da Cooperativa mais próxima da sua região.

Conheça mais sobre a plataforma acessando:

https://www.facebook.com/smartcoop.oficial

lhttp://www.instagram.com/smartcoop.oficial/