novidades

noticias

Publicada: 27/09/2023

Cotriel presente no 5º Simpósio de Pós-Colheita de Grãos

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Fonte: Setor de Comunicação

De 20 a 22 de setembro, a Associação Brasileira de Pós-Colheita – ABRAPOS, realizou em Maracaju, Mato Grosso do Sul, o Simpósio de Pós-colheita de Grãos. O  tema principal do evento, que foi promovido pela Cooperativa COAMO,  foi “Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos” e entre os assuntos tratados em painéis e palestras estiveram questões como biomassa na secagem de grãos, operação e requisitos técnicos de secagem de grãos, gestão de indicadores dentro do processo produtivo de grãos, classificação de grãos (legislação normativa e prática), segurança no trabalho e operação, contaminantes na armazenagem como micotoxinas, pragas e fungos, entre outros, todos ministrados por especialistas do setor de pós-colheita.

Cerca de 350 participantes entre produtores e armazenadores de grãos, técnicos e profissionais ligados ao setor de pós-colheita de grãos participaram do evento. A Cotriel se fez presente, com o gerente de grãos, Odélcio Hartmann e o técnico agrícola do setor de armazenagem, Rafael Míssio.

Na opinião de Hartmann, o evento foi uma oportunidade para que produtores e armazenadores de grãos, técnicos e profissionais ligados ao setor de pós-colheita de grãos, tivessem a oportunidade de conhecer novas soluções tecnológicas para a redução dos índices de perdas de grãos durante e após a colheita. “Estes debates são fundamentais para o  segmento, uma vez que ajuda a promover a sustentabilidade e a segurança alimentar, com a discussão de formas de reduzir os índices de perdas de grãos durante e após a colheita em benefício tanto do produtor quanto do consumidor”, frisou.

Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Pós-Colheita é uma organização sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de pós-colheita de grãos. A sede da associação fica em Londrina, no Paraná, e seu objetivo é contribuir para a diminuição das perdas de grãos que ocorrem durante e depois da colheita, beneficiando os produtores, os armazenadores e os profissionais do setor.

Foto: Odélcio Hartmann/Arquivo pessoal