novidades

noticias

Publicada: 03/10/2022

Treinamento para classificadores da Cotriel abordou sobre classificação de milho, trigo e soja

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Nos dias 26 e 27 de setembro, na Sala de Reuniões, aconteceu o treinamento sobre normativas de milho, trigo e soja. O facilitador foi Valdir Machado, da empresa Visagrãos Treinamento e Consultoria, de Erechim. Entre os assuntos abordados estiveram normas para classificação dos referidos grãos, em aspectos como queimados, ardidos, mofados, germinados, danificados e imaturos, entre outros, classificação por umidade e defeitos, requisitos de qualidade, amostragem, classificação e coleta das amostras e procedimentos operacionais.

O gerente de grãos da Cotriel, Odélcio Hartmann enfatizou que o retorno dos treinamentos presenciais visou qualificar ainda mais a equipe que trabalha diretamente na área de classificação, proporcionando ainda mais segurança no recebimento, armazenagem e expedição dos grãos em toda a Cooperativa: “Pelo menos a cada dois anos procuramos realizar esta reciclagem dos conhecimentos da nossa equipe a fim de que todos estejam afinados, conseguindo realizar os trabalhos de acordo com as normativas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura”, frisou.

Valdir Machado, da empresa Visagrãos, disse que a capacitação foi uma importante troca de experiências: As legislações que conversamos durante estes dois dias norteiam toda a parte de comercialização de grãos, ou seja, é o norte para qualquer operação que precise ser realizada pela Cooperativa. É importante ter este conhecimento para administrar estas avarias nas Unidades. Então esta base legal é para dar este entendimento para fazer uma boa classificação, que nada mais é que a radiografia daquele volume pequeno de grãos que estamos analisando, uma vez que três aspectos básicos devem ser considerados: amostragem, homogeneização e classificação tanto do milho, quanto do trigo e da soja”, afirmou.

Ouça aqui a entrevista de Valdir e Alemão feita por Luzia Camargo.

Texto: Roger Nicolini

Fotos: Luzia Camargo e Luciano Zanon