novidades

noticias

Publicada: 07/08/2025

Educar para o Futuro: Escolas do Campo Comprido e Depósito recebem placas do Projeto Cotriel Educando para o Campo

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Na manhã desta quarta-feira, 06 de agosto, foi realizada a entrega oficial das placas do programa Cotriel Educando para o Campo às escolas Emílio Henrique Schimit, de Campo Comprido, e Imaculada Conceição, do Depósito. Ambas as instituições são parceiras da iniciativa que busca promover, junto à comunidade escolar, práticas sustentáveis, consciência ambiental e o fortalecimento da sucessão rural.

Durante o encontro, professores, alunos e representantes da Cotriel e da Coeducars destacaram os impactos positivos que o projeto tem gerado no dia a dia das escolas e das famílias.

A primeira escola que foi visitada foi a Emílio Henrique Schimit. Para a aluna Laura Tavares, aluna do 7º ano, o que mais chamou a atenção nas atividades do programa foi a abordagem sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ela ressaltou que temas como preservação da água, uso consciente da energia e cuidado com o lixo foram os que mais despertaram seu interesse.

Já Pâmela Barbosa, também do 7º ano e em seu segundo ano no programa, compartilhou sua empolgação com as práticas desenvolvidas na escola: “Foi muito legal mexer com a horta e com o plantio da pipoca. Produzimos até pipoca colorida com chocolate. Espero que este ano seja ainda melhor!”, afirmou com entusiasmo.

Raiana da Costa, aluna do 6º ano, vivenciando seu primeiro ano no projeto, descreveu a experiência como muito positiva e enriquecedora.

A coordenadora pedagógica Graziéli Signor reforçou que o programa vai além da prática: “Ele proporciona um novo olhar para ações simples como a economia de energia, a separação e pesagem do lixo, a observação do meio ambiente e a valorização da agricultura sustentável”, disse.

A diretora da escola,  Alice Schimit salientou que, a partir da proposta da Cotriel e da Coeducars, com apoio da Ocergs, diversas ações foram implementadas: criação de uma cisterna, adoção de um rio, produção de ecobags, separação do lixo seco e orgânico, uso de tecnologia e implantação de uma estufa para cultivo de plantas.

O gerente da Unidade da Cotriel da Serra dos Engenhos, Vanderlei Marchioretto, destacou o apoio contínuo da filial à escola e lembrou a trajetória do projeto: “Temos o compromisso com a formação de novos protagonistas no meio rural. É um trabalho que envolve muitas mãos e que valoriza o amor à propriedade e o cooperativismo.”

Ao final, da manhã, foi a vez de entregar a placa a Escola Imaculada Conceição, do Depósito.  O aluno do 7º ano Arthur Muratt,  contou como a comunidade escolar superou desafios: “Mesmo com a horta prejudicada pelas chuvas do ano passado, seguimos o trabalho plantando hortaliças em casa com nossas famílias. Foi uma experiência inesquecível.”

Já a estudante Bianca Gardin, também do 7º ano, ressaltou o aprendizado: “Descobrimos novos manejos na horta e tivemos a oportunidade de envolver toda a comunidade escolar.”

Para a coordenadora do projeto, Flávia Moraes, o “Cotriel Educando para o Campo” tem um impacto transformador: “Ele planta a semente da sucessão rural e do respeito ao meio ambiente. Ver a evolução das hortas e temperos nas escolas mostra como o programa gera frutos.”

Na escola Imaculada Conceição, a diretora Raquel da Costa Muratt destacou a inovação do projeto com a produção de papel reciclável com sementes de temperos como salsinha e cebolinha, o qual ao ser descartado se decompõe e germina novos alimentos.

Angélica Costa, da Coeducars, celebrou o crescimento do programa: “Estamos vendo o envolvimento cada vez maior das escolas. Isso fortalece o desejo dos jovens de permanecer e investir no campo.”

Finalizando os depoimentos, o gerente da Unidade do Depósito, Evandro Lupatini, reforçou a importância do engajamento dos alunos: “Eles estão entendendo o papel das propriedades como fonte de renda e pertencimento. O projeto está dando certo.”

A cerimônia desta quarta-feira foi mais do que simbólica — foi a celebração de um projeto que transforma, conecta gerações e semeia o futuro sustentável no campo. Participaram da mesma ainda a Psicóloga Tieza Alves e a assistente Marina Drum, do setor de gestão de pessoas, e o encarregado do setor de comunicação, Roger Nicolini.