Publicada: 28/08/2018
terça-feira, 28 de agosto de 2018
Fonte: Setor de Comunicação Cotriel
Quando se discute quem vai estar no leite daqui 5 ou 10 anos, ou vai fazer a cadeia produtiva do leite ser mais eficiente é fundamental fazer o planejamento alimentar da propriedade.
Segundo o engenheiro agrônomo da CCGL, Luis Otávio de Lima, esta questão é importante porque uma propriedade que está com alguma dificuldade de alimentar em seu rebanho durante o ano todo, acaba tendo nível produtivo dos animais mais baixo, repercutindo na inconformidade do leite e na reprodução dos bichos, baixando a rentabilidade do produtor.
Luis Otávio lembra que planejar alimento pro rebanho, deve começar pela identificação das dificuldades da propriedade como queda no estoque de pastagem e silagem, a produtividade média baixa, planejamento inadequado da área destinada à pastagem, ou seja, não apenas encontrar problema mas sim discutir solução.
Ele diz que a produção de volumoso deve ser eficiente , com qualidade e para que a ração não seja a única forma de aumentar a produção por animal. Luis Otávio chama a atenção que é fundamental pensar na pesagem do rebanho, pois para calcular comida pra um bicho, que come em função do seu peso, sem saber o peso do animal, que é calculado apenas visualizando o animal, quanto mais precisão se tiver, melhor será o resultado.
Ouça aqui a entrevista.