Publicada: 05/11/2025
quarta-feira, 5 de novembro de 2025
Fonte: Ascom CCGL/RTC com adaptações
O investimento em sucessão e tecnologia no campo está gerando resultados concretos no Rio Grande do Sul. O programa Gestores do Futuro, promovido pela Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), encerrou a edição 2025 nesta quinta-feira, 30, com a comprovação de que o conhecimento técnico está transformando a produtividade das propriedades leiteiras. A aula final e visita técnica à sede da cooperativa reuniu centenas de jovens, sucessores de produtores de todo o estado.
"Investir nos jovens é o melhor investimento que podemos fazer, qualificando os futuros gestores de nossas propriedades, para garantir a saúde financeira e competitiva dessas propriedades," declarou Caio Vianna, Presidente da CCGL. O presidente enfatizou que o programa representa um "salto sem precedentes" ao unir a energia das novas gerações com a tecnologia e o conhecimento técnico, e se emocionou ao ver tantos jovens buscando qualificação.
Os resultados apresentados pela CCGL são notáveis: os 162 participantes do curso, que se qualificaram em temas como gestão, nutrição, qualidade do leite e fertilidade do solo, alcançaram um aumento médio de 19% na produção em apenas seis meses. Este crescimento é maior que o índice médio (aproximadamente 11,9%) registrado pelos produtores CCGL em geral no mesmo período.
O programa Gestores do Futuro, idealizado pela área de Difusão de Tecnologias da CCGL, teve uma adesão inicial que superou largamente a expectativa de 50 vagas. A Gerente de Operações e gestora madrinha do projeto, Silvana Trindade, destacou o propósito da cooperativa: "Quando falamos em futuro, a juventude é muito importante. Sempre buscamos investir na continuidade, na qualificação, na permanência, queremos jovens felizes e qualificados no campo. A cooperativa tem esse papel fundamental de estar ao lado dos produtores e esse projeto é só mais um exemplo disso." A iniciativa, segundo ela, permite que a nova geração veja a atividade leiteira como um negócio rentável e sustentável.
A voz dos participantes reforça a necessidade do projeto. Adolfo Westphal, de Estrela Velha disse que o programa o ajudou a entender mais a sua importância na propriedade e a melhorar toda a rotina da sua propriedade, aumentando seu envolvimento na atividade. Já Isabela Broch, de Alto Alegre, reforçou o ganho em todos os sentidos, desde o entendimento de cada processo até a busca por melhorias na produtividade na propriedade. Emanuéli Vizzotto, associada e produtora de leite em Alto Alegre, destacou que foi uma experiência incrível, uma vez que os conteúdos ampliaram minha visão e me incentivaram a buscar sempre a inovação. Conhecimento é fundamental para elevar a qualidade do leite e a eficiência da produção.”
Jefersson Keller, gestor do departamento animal e o gerente da Unidade de Alto Alegre, Valmor Rosa, que estiveram presentes no encerramento do curso enfatizaram que a Cooperativa sempre deu todo o suporte para os alunos se desenvolverem e que este investimento vem de encontro à cada vez mais incentivar a permanência do jovem no campo.
O conteúdo dos módulos abordou temas como nutrição de bovinos, fertilidade do solo, produção de volumosos, gestão, tecnologia e qualidade do leite, sempre com foco na inovação, sustentabilidade e eficiência. Os jovens ligados à Cotriel que participaram da iniciativa foram:
Adolfo Westphal Estrela Velha
Bianca Eichner Bonne Estrela Velha
Emanueli Vizzoto - Alto Alegre
Gabriela Tais Bernardy Arroio Do Tigre
Isabela Morgan - Alto Alegre
Isabela Silveira Broch - Alto Alegre
João Antônio Sperotto Feltrin - Espumoso
Romilson Janquiel Altmayer Barbosa Salto do Jacuí
Victor Zang Begrow Arroio Do Tigre
Vilma Jaine Biergeier Salto do Jacui
Fotos: Roger Nicolini e Ascom CCGL