Publicada: 10/10/2025
sexta-feira, 10 de outubro de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
Na manhã desta quarta-feira, 8 de outubro, o CTG Galpão Hospitaleiro, em Campos Borges, foi palco do Fórum do Leite Cotriel, evento promovido pelo Departamento Animal da Cooperativa, com o apoio de diversas empresas parceiras. A iniciativa reuniu mais de 250 produtores de toda a região, em um encontro marcado por aprendizado, troca de experiências e valorização da atividade leiteira.
Durante a abertura, a prefeita de Campos Borges, Cleonice Toledo elogiou aqueles que, mesmo com todos os desafios, permanecem na atividade com dedicação e persistência. Ressaltou ainda a importância de momentos como o fórum para o compartilhamento de experiências e fortalecimento do setor.
O gestor do Departamento Animal da Cotriel, Jefersson Keller, lembrou a trajetória dos produtores e a evolução da atividade ao longo dos anos. “Ninguém quer voltar ao tempo em que não havia estrutura. A tecnologia e o aprendizado são constantes, e o planejamento do futuro da propriedade passa por garantir forragem, alimentação e mão de obra qualificada”, afirmou.
Já o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, enfatizou a importância da gestão eficiente para garantir a sustentabilidade da produção. “As margens estão cada vez mais apertadas, e o que mantém o produtor, a cooperativa e todos nós é o resultado. Independentemente do sistema adotado, o essencial é adaptar-se à realidade e buscar eficiência. Temos um time técnico preparado para apoiar nossos associados”, destacou. Nicolini também lembrou os 66 anos da Cotriel, agradecendo a todos que constroem diariamente a história da Cooperativa.
A programação técnica teve início com a palestra de Diego Locatelli, produtor de Riqueza (SC), que abordou o tema “Planejando o futuro da atividade leiteira”. Ele compartilhou sua trajetória e os desafios enfrentados ao implantar o sistema de confinamento em sua propriedade. “Hoje, o maior desafio é a gestão. Precisamos administrar a fazenda como uma empresa, pensando estrategicamente cada decisão”, ressaltou.
Na sequência, Jeferson de Castro, da Metal Castro (Caibi/SC), falou sobre “Barracões para gado leiteiro”, apresentando diferentes estruturas e custos de implantação. Segundo ele, o investimento médio é de cerca de R$ 500,00 por metro quadrado, variando conforme o porte do projeto. “Os galpões de confinamento ajudam a contornar a falta de mão de obra e facilitam o manejo dos animais”, explicou.
Encerrando o ciclo de palestras, Vilson Mallmann, da Top Leite (Iporã do Oeste/SC), abordou os sistemas de produção Compost Barn e Free Stall. Ele destacou que o confinamento visa facilitar o manejo, melhorar a produtividade e o bem-estar animal. Ele alertou para a importância de um projeto técnico bem dimensionado, destacando que o Compost Barn é ideal para propriedades com menos espaço, enquanto o Free Stall é mais adequado para áreas maiores, visando a longevidade e o bem-estar das vacas.
O evento encerrou com o Painel “Papo de Produtor”, mediado por Eder Motta, da CCGL, com a participação dos produtores Ederson Parizotto (Espumoso), Emanuéli Vizzotto (Alto Alegre), Jonas Billig (Estrela Velha) e Maira Stein (Arroio do Tigre). Cada um compartilhou sua experiência e trajetória na atividade leiteira, destacando o papel da família, da sucessão rural e da inovação no campo.
Ao final, foram sorteados diversos prêmios oferecidos pela Cotriel e pelas empresas parceiras, encerrando o fórum em clima de integração e valorização da produção de leite na região.