Publicada: 31/10/2025
sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Fonte: Ascom RTC CCGL com adaptações
A assistência técnica especializada, combinada com a confiança mútua entre cooperativa e produtor, é o motor de uma transformação que elevou a produção de leite na propriedade de Ederson Parisotto, a Fazenda São Domingos, em Espumoso. Associado da Cotriel e produtor da CCGL, Parisotto viu sua média diária saltar de 21 para 30 litros por vaca, um ganho de 9 litros que reflete diretamente no lucro e na qualidade de vida da família.
O sucesso foi construído a partir de mudanças simples, mas estratégicas, no manejo, conforme explica o produtor. "Antigamente fazíamos piquetes muito grandes. Hoje, trabalhamos com um piquete por dia, ajudando muito bem a questão de rebrote de plantas. Isso tudo agrega na produção, no nosso bolso e na qualidade de vida," afirma Parisotto.
Para Parisotto, o principal diferencial da parceria não é apenas o conhecimento técnico, mas a segurança que ele gera. "Vou usar uma palavra como base para definir a parceria: confiança. Para um produtor de leite o essencial é a confiança, pois entregamos nossa produção e precisamos ter a certeza que iremos receber no dia certo, sem falar da idoneidade da Cotriel. É primordial a assistência técnica, pois ela nos transmite segurança nas ações de porteira para dentro."
O produtor reconhece que o apoio do Assistente Técnico de Campo (ATC) da CCGL, Eduardo Feltrin é fundamental para quebrar a rotina e abrir a propriedade a novos horizontes de gestão. "Muitas vezes ficamos fechados à nossa realidade de porteira para dentro. Com a assistência, abrimos novos manejos que nos dão um norte, pois eles prestam assistência a inúmeras propriedades e trazem soluções simples que fazem grande diferença," pontua.
O impacto da assistência técnica vai além do volume, atingindo indicadores cruciais para a qualidade do produto e para o recebimento pelo leite. A propriedade de Parisotto obteve grandes avanços na questão da qualidade do leite, seguindo as orientações e o acompanhamento de testes de sanidade. "Graças à assistência fomos aos poucos mudando na propriedade: manejo de pastagens, tamanho de piquetes, dieta, sanidade do rebanho, sempre pensando no bem-estar animal. Com pequenas mudanças, alavancamos a produção e, consequentemente, mais renda," diz o produtor, que planeja seguir investindo na melhoria da genética e em uma dieta mais assertiva.
Com resultados comprovados, Ederson Parisotto usa sua história como argumento para incentivar outros produtores a buscarem o apoio da CCGL. "Eu diria aos produtores que ainda não trabalham ou acham que não precisam de assistência técnica da CCGL, que estão perdendo tempo e dinheiro. Produtores que trabalham junto com a Cooperativa estão alcançando resultados consistentes. As mudanças são bem mais assertivas e fazem com que a propriedade seja mais lucrativa, mais rentável, tendo um maior bem-estar," conclui.
Foto: CCGL Divulgação