novidades

noticias

Publicada: 22/11/2021

Escolas apresentam atividades desenvolvidas no Cotriel Educando para o Campo

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde desta sexta-feira, 19, na Afeco, aconteceu o encerramento do primeiro ano de atividades do Projeto Cotriel Educando para o Campo. O principal pilar da iniciativa, destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental, foi o tema  Sustentabilidade.

A realização é da Cotriel, com assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso, coordenada pelas professoras Janesca Stefenon Ozelame e Cristiane Bonacina Vione. As escolas participantes foram: de Espumoso, Augusto Peruzzo, do Pontão do Butiá, Emílio Henrique Schimidt, do Campo Comprido e Imaculada Conceição do Depósito. De Alto Alegre, Escola Princesa Isabel, da comunidade de 13 de maio. Já Campos Borges foi representada pela Escola Menino Deus. Jacuizinho,  Escolas Leonel de Moura Brizola e Roberto Textor. Participaram um total de 113 alunos, sendo   48 alunos de Espumoso, 16 de Alto Alegre, 19 alunos de Campos Borges  23 estudantes da Escola Leonel de Moura Brizola e 7 jovens da Escola Roberto Textor.

        Cotriel e Secretarias de Educação avaliam resultados obtidos no primeiro ano do projeto

Na abertura dos pronunciamentos, o presidente da Cooperativa, Leocezar Nicolini lembrou a importância de fomentar e motivar os jovens para que participem mais do cooperativismo: “Ficamos muito satisfeitos com o envolvimento dos professores e dos alunos de todos os municípios. O empenho e a dedicação das secretarias também foram fundamentais para o sucesso deste projeto o que ressalta a importância da educação para o crescimento de nosso País. Os jovens precisam ter orgulho de serem do interior, preservarem suas origens e valorizarem de onde vem”, frisou”.

Representando a Prefeitura de Espumoso, a secretária de Educação, Magali Oliveira lembrou do envolvimento da secretaria com a assessoria pedagógica do projeto bem como a qualidade dos trabalhos apresentados pelas escolas de Espumoso e região.

O vice-prefeito de Alto Alegre, Dilmar Loro, lembrou em seu discurso o empenho da Escola da comunidade de 13 de Maio em sempre realizar projetos que envolvessem estudantes e seus pais, o que foi compartilhado também pela secretária de educação do município, Claudete Morgan .

Cleonice da Paixão, prefeita de Campos Borges, salientou que a parceria da administração com as demais gestões e os excelentes resultados conquistados pelo educandário Menino Deus, que envolveram alunos da cidade e interior.

O chefe do executivo de Jacuizinho, Diniz José Fernandes, agradeceu a Cotriel por mais uma vez envolver o município em uma iniciativa, desta vez social, bem como  as secretarias parceiras que sempre prestaram a assistência necessária para que os educandários jacuizinhenses se desenvolvessem no projeto. 

            Projetos promoveram consciência ambiental e rentabilidade às Escolas

Todas as escolas apresentaram  vídeos, onde demonstraram a caminhada e a construção de ações educativas voltadas ao homem do campo e ao meio em que está inserido. Foi um ano de novas construções e o projeto pode se expandir, apesar da pandemia, foi possível  realizar práticas de implementação de hortas escolares, pomares, floreiros entre outras. Os  cases de sucesso das escolas do campo foram também apresentados. Ao final, todos os alunos, professores e diretores receberam uma lembrança em reconhecimento à participação no projeto.

 Projeto teve formação de professores e oficinas com técnicos e veterinários da Cotriel e especialistas na área de sustentabilidade

O programa começou com a formação dos professores do 6º ano que irão participar, sendo que a execução dos projetos nas escolas ocorreu entre julho e novembro. Foram realizadas oficinas sobre sustentabilidade, com Andréia Dalmolin e sobre a parte de horticultura e lavoura, com o técnico agrícola da Cotriel, Rafael Klein e animais, com o médico veterinário da Cooperativa, Marcial Camargo Filho. Ketty Pinto Corazza, desenvolveu formação sobre alimentação saudável e a psicopedagoga Josiana Hertel, formação para motivar os alunos , para que valorizem o lugar onde vieram, além de outras abordagens com assuntos pertinentes ao campo.

Acesse este link e confira como foi o andamento de todo o projeto

Assista aqui a entrevista.