Publicada: 11/07/2025
sexta-feira, 11 de julho de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
A Cotriel promoveu nos dias 09 e 10 de julho mais uma edição da Universidade ICL, evento técnico voltado ao aprimoramento do conhecimento em nutrição e fisiologia de plantas. A programação foi dividida por regionais: na quarta-feira (09), em Espumoso, estiveram presentes os profissionais da Regional Norte, que abrange as unidades da Sede, Pontão do Butiá, Depósito, Campos Borges, Alto Alegre e Serra dos Engenhos. Já na quinta-feira (10), o evento aconteceu em Salto do Jacuí, reunindo as equipes das regionais Centro e Sul, que compreendem as filiais de Estrela Velha, Jacuizinho, Salto do Jacuí, Tunas, Arroio do Tigre, Capão do Valo, Sobradinho e Pantano Grande.
O tema central da edição deste ano foi "Manejo e Fertilidade do Solo", apresentado o Novo GUIA RTC para recomendação de calagem e adubação abordado de forma técnica e prática pelo Dr. Jackson Fiorin, pesquisador da CCGL. Em sua explanação, Fiorin trouxe dados e reflexões sobre os principais desafios do solo no contexto atual, com destaque para o impacto da acidez, compactação e manejo inadequado, que comprometem o crescimento radicular, especialmente em culturas como a soja.
O pesquisador alertou sobre a necessidade de olhar para o solo ao longo dos 365 dias do ano, mantendo cobertura vegetal para prevenir a erosão e perdas de nutrientes. “A compactação não é generalizada, mas ocorre em manchas, limitando a penetração da raiz. Em épocas de estiagem, isso faz a diferença entre a planta sobreviver 7 dias ou 17 dias sem chuva, dependendo da profundidade que alcança para buscar água”, ressaltou.
Outro ponto de destaque foi a correção da acidez do solo, já que a presença excessiva de alumínio – comum em solos com pH inferior a 5,5 – impede o bom desenvolvimento das raízes. Fiorin reforçou que mais de 90% das áreas necessitam dessa correção, e que é essencial o uso de calcários mais finos e reativos.
Na busca de maiores produtividades, foi destacada a importância de uma nutrição equilibrada além do NPK. A utilização de fertilizantes contendo enxofre e boro foi o destaque do treinamento. Hoje existem várias alternativas, mas muitos fertilizantes disponíveis no mercado não entregam uma eficiência desejada. Isso deve-se ao enxofre e boro, serem nutrientes altamente moveis e lixiviados no solo e, portanto, a necessidade de fertilizantes mais eficientes, com uma liberação gradual ao longo dos cultivos. Isso permite além de uma garantis no suprimento do cultivo com esses nutrientes, hoje muito importantes para maiores produtividades, também a manutenção deles no solo para os próximos cultivos. Importante destacar que à escolha correta desses fertilizantes, muitos deles já disponíveis no portfólio da Cotriel em parceria com a ICL.
Complementando a abordagem técnica, o Dr. Andersom Einhardt, fisiologista vegetal e consultor de desenvolvimento de mercado da ICL, destacou que o evento é um espaço essencial para refletir sobre as mudanças no potencial produtivo causadas por variações climáticas, e como os profissionais podem adotar práticas de correção e nutrição para manter o desempenho das lavouras mesmo diante de condições adversas.
Parceira da Cotriel há mais de uma década, a ICL reforça por meio da Universidade ICL seu compromisso com o desenvolvimento técnico das equipes do campo. A ação contribui diretamente para que os agrônomos e técnicos da cooperativa levem ao produtor rural informações de qualidade, baseadas em pesquisa e inovação, visando aumentar a eficiência e sustentabilidade das lavouras da região.