cotriela força da união
17°C / 24°C ver+
Histórico
Publicada: 10/04/2012
Publicada: 09/04/2012
Com mais de 50% da soja colhida, produtores confirmam as previsões de quebra de safra entre 30% e 60%. A alta no preço da saca, porém, é a esperança para compensar as perdas da estiagem.
Os percevejos são considerados pelos produtores como uma das principais pragas da cultura da soja, ficando somente à frente as famintas lagartas. A ação desses insetos ameaça a produtividade e reflete nos lucros dos empresários do agronegócio. Durante a alimentação, o percevejo suga a seiva dos ramos, hastes e vagens, injetando toxinas e inoculando fungos, que causa prejuízos à saúde da planta.
Conscientes de que o investimento em irrigação é uma necessidade, produtores gaúchos resolveram botar a mão no bolso. A mudança de comportamento já traz reflexo na produção das poucas fabricantes destes equipamentos no Estado. O número de pedidos cresceu acima da capacidade instalada das indústrias que, agora, correm para ampliar a linha de produção a tempo de faturar com as linhas de incentivo anunciadas pelo governo estadual, principalmente com o programa Mais Água, Mais Renda, lançado há pouco mais de um mês.