novidades

noticias

Publicada: 31/08/2021

A Cotriel é a primeira Cooperativa Agro a realizar conexão com o Instituto Caldeira em Porto Alegre

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Fonte: Setor de Comunicação

No dia 13 de agosto, a Cotriel, representada pelo seu comitê de inovação e convidados, realizou uma visita no Instituto Caldeira que busca conectar empresas e startups para estimular o ecossistema de inovação do RS

Localizado no 4º Distrito de Porto Alegre, o Instituto Caldeira tem como sede as antigas fábricas das Indústrias A.J. Renner. Uma área de 22.000m² exclusiva para empresas, startups e projetos ligados à Nova Economia. O nome do Instituto é inspirado nas antigas caldeiras importadas da Europa por AJ Renner na década de 1920. Hoje, há um espaço destinado para atividades relacionadas à inovação, para locação de empresas, labs de inovação, startups, instituições de ensino e iniciativas conectadas ao novo. Soluções customizadas para diferentes demandas do mercado.

"Esta incursão da Cotriel com o Instituto Caldeira visa formar uma conexão, a fim de proporcionarem transformações concretas e positivas em nosso Estado, promovendo a inovação e conectando todos por este propósito", destacou o Assessor de grãos e fomento e líder do Comitê de Inovação da Cotriel, Cristiano Corazza.

História da A.J Renner

Em 1918, A.J. Renner, um dos mais inovadores e relevantes empreendedores na história brasileira, importou caldeiras da Europa para poder produzir a energia elétrica necessária para suas iniciativas empresariais. A iniciativa tornou a empresa um conglomerado industrial e comercial sem precedentes na história de nosso País.

Mais de um século depois, este mesmo lugar abriga o Instituto Caldeira com o objetivo de conectar grandes empresas, startups, universidades e todos atores interessados em transformar o Estado em um ecossistema empreendedor mais competitivo e inovador. Com essa intenção, a Cotriel está procurando fazer conexões e parcerias para fomentar e dar agilidade em possíveis inovações que venham a agregar com a Cooperativa, seus associados, as comunidades que está inserida e o ecossistema como um todo com a intercooperação entre as organizações.

O Assessor de Maketing e Inovação, Marcolan Prates explicou que o Instituto Caldeira e a Cooperativa Cotriel estão conectados seguindo uma mesma linha de pensamentos de intercooperação e pilares a serem trabalhados e desenvolvidos em conjunto. "Como pilar do Capital Humano, a meta é fazer a retenção, atração e formação de talentos. bem como projetos educacionais, programas de capacitação e parcerias para desenvolvimento de nossos talentos. Outro pilar é a conexão com corporativa, incentivando a cultura de inovação e startups. Ao fazer a aproximação com startups, podemos intensificar a sensibilização e cultura empresarial conectada com a Nova Economia. E o terceiro pilar que estamos alinhados é o de conexão com o poder público e a sociedade como um todo para gerar a transformação digital, com tecnologias de impacto social e inovações urbanas. Procurar apoio do Governo do Estado e Municipal em projetos de inovação e ações de transformações concretas", frisou.

Outro ponto em que a Cotriel está analisando viabilidade para formar a conexão com o Instituto Caldeira, é com a intenção de viabilizar bolsas de estudo nas áreas de programação e idiomas para jovens talentosos e em situação de vulnerabilidade social. O Caldeira através dos Parceiros Educadores, pretende adquirir bolsas de estudo que serão destinadas aos Parceiros Beneficiados no qual a Cotriel está analisando a conexão.

O Instituto Caldeira se resume a um grande HUB. Buscamos competitividade, conectamos pessoas e iniciativas. Fomentamos o ecossistema", afirma Yusef Sad, Analista de Inovação.

A Cotriel está inserida neste movimento de inovação, para se destacar ainda mais no mercado em que atua, oferecendo produtos e serviços inovadores, sempre com o foco em sustentabilidade e rentabilidade para a cooperativa e seus associados, gerando cada vez mais solidez e credibilidade.

Integram o comitê de inovação os colaboradores Adilson Narari, Gerente da Unidade de Capão do Valo, Cristiano Corazza, Assessor de Grãos e Fomento e Inovação e Líder da Área, Cleiton da Silva, da Unidade de Campos Borges, João Daniel Míssio, Gerente de Qualidade, Marcolan Prates, Assessor de Marketing e Inovação, Stela Scharlau, Gerente de Gestão de Pessoas e Yusef Sad, Analista de Inovação.