cotriela força da união
19°C / 34°C ver+
Histórico
Publicada: 24/07/2012
O mercado internacional de grãos seguiu registrando um expressivo recuo dos preços nesta segunda-feira na Bolsa de Chicago e fechou o dia em queda. Quem liderou as perdas foi a soja, que encerrou os negócios com mais de 50 pontos negativos nos principais vencimentos. O milho e o trigo conseguiram reduzir as perdas.
Uma das piores secas sofridas pelos Estados Unidos nos últimos tempos está dizimando a produção de grãos no país e provocando uma expressiva alta dos preços nos mercados internacionais. Frente a isso, o banco internacional Rabobank estima que as cotações devem subir ainda mais nos próximos meses. As altas poderiam até mesmo exigir a intervenção de governos nos mercados fora dos Estados Unidos como forma de garantir o abastecimento e conter pressões inflacionárias.
Publicada: 23/07/2012
Em meio a uma das mais graves crises da economia global, os agricultores brasileiros se preparam para plantar a maior safra de todos os tempos, que pode levar o Brasil a superar os Estados Unidos e se tornar o maior produtor de soja do mundo. O motivo é o preço do grão, que nunca esteve tão alto. A soja voltou a ser o principal produto da pauta de exportação e está salvando a balança comercial do país.